Para construir nosso conhecimento e respaldar o nosso trabalho, precisamos recorrer aos documentos oficiais . Hoje apresento o Projeto "EJA: aprendizagem ao longo da vida", elaborado pela Coordenação de Educação de Jovens e Adultos. É ele que deve nortear as modificações que estão acontecendo neste nível de ensino e você pode acessá-lo no http://forumeja.org.br/ . Clique na bandeira da Bahia, depois em Estruturação dos cursos presenciais do EJA.
Baseado na Educação Popular de Paulo Freire, este projeto representa uma mudança de paradigma, uma vez que especifica o trabalho realizado neste tempo humano, focando para o aluno real, jovem e adulto. Estes sujeitos apresentam as especificidades de quem retoma os estudos depois de muita experiência de vida, e tudo isso precisa ser levado em conta e valorizado. Para tanto, precisamos estar preparados, e a construção coletiva desta prática parece ser o melhor caminho.
Depois desta leitura, que tal refletir um pouco: afinal, quem são os sujeitos da EJA? A que e a quem ela se destina? Enquanto educador, qual o seu papel diante das especificidades desta modalidade? Quais as verdadeiras possibilidades educacionais que são oferecidas aos educandos jovens e adultos na sociedade da informação? E ainda, como acompanhar o percurso da aprendizagem destes educandos?
Bom trabalho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Ana, parabéns pelo empenho e pela produção!!!
ResponderExcluirSeu blog está ótimo e tenho certeza que com a prática vai ficar cada vez melhor.
Você vai longe!!!
Bjus,
Msandra