quarta-feira, 27 de maio de 2009

Projeto: Viva a Cultura Popular Nordestina!!!!



A cultura popular nordestina é muito rica e as festas juninas canalizam boa parte destas manifestações. A Bahia possui longa tradição, especialmente na festa de São João: comidas, danças, músicas, brincadeiras que todos já vivenciaram e se transformaram em patrimônio cultural e afetivo na história de vida da maioria dos nossos alunos, muitos oriundos de cidades do interior. Nesta perspectiva, o projeto “Viva a Cultura Popular Nordestina”, construído coletivamente pelos sujeitos da ação educativa do anexo ao Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, atende às expectativas de confraternização e sistematização dos saberes populares, estando perfeitamente inserido no eixo temático VI – Globalização, cultura e conhecimento, levando em consideração os pressupostos do projeto de reestruturação da EJA.

Objetivos
Promover a integração dos vários sujeitos da EJA – anexo, resgatando e valorizando tradições culturais e afetivas;
Explorar a riqueza da cultura popular nordestina através da pesquisa e (re)construção de algumas manifestações: cordel, músicas, culinária e outros elementos característicos da região;
Construir coletivamente produtos que explicitem a importância das manifestações culturais populares: cordel, cd de músicas, livro de receitas, exposição de fotos.

Metodologia
O projeto será desenvolvido em duas etapas:
1ª etapa - Oficinas: Os alunos contarão com a orientação e apoio de dois professores (incluindo a coordenadora), com temas definidas por sorteio ou por escolha entre as turmas, assim caracterizadas:

OFICINA - PRODUTO FINAL
Cordel - Confecção ou dramatização
Imagens nordestinas - Exposição de fotos
Ícones da cultura nordestina - Cd de músicas
Tradição culinária - Livro de receitas, origem e histórias

Serão compostas por pesquisa em diversas fontes (internet, livros, revistas, entrevistas, etc) e o produto final apresentado no último dia de aula do 1º semestre (19 /6), durante a festa junina

2ª etapa - Festa junina: Todas as turmas deverão se organizar, responsabilizando-se por: comidas, bebidas, decoração, som, segurança do evento. Não será permitido o uso de bebidas alcoolicas, nem o acesso a pessoas alheias ao EJA, eixo VI (anexo).

Avaliação
Produção em sala/ pesquisa;
Participação e empenho (auto-avaliação da turma)
Colaboração no planejamento e execução da festa junina
Estar em conformidade com as regras da festa: sem uso de bebidas alcoólicas ou prática de atos de violência.

Você sabe o que é webquest? Transformei o nosso projeto, adaptando-o a esta nova linguagem. Dê uma olhadinha no endereço abaixo e veja uma forma diferente de propor aos nossos alunos a execução de uma pesquisa. Divirta-se e, quem sabe inspire-se!!
Quer saber como fiz? Procure-me...estarei à disposição!

2 comentários:

  1. Ana, Adorei o projeto, posso copiar e apresentar aos professores de Artes da minha escola? Claro, com seus créditosss! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o projeto !!! Minha sobrinha q estava procurando um... É achei esse seu !!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir